Tuesday, January 27, 2009

'Pensei sobre sentimentos. Parte animalesca do homem que o tira do seu pedestal de ser racional. Porque o sentimento pouco tem a ver com a frieza da lógica.' Mas porque todos repetem isso?!! Sempre desconfiei desse papo de paixão está diametralmente distante da razão. Ao acabar de ler um blogue me reveio essa divagação. Muito manjado bancar uma de sentimental para fazer alguma coisa burra. Não vejo os sentimentos sobre essa ótica polarizada dos entes do cotidiano. Observo que os sentimentos e intenções também fazem parte do estudo e do método científico, não é sem paixão que você estuda nomeclaturas de todos os músculos do organismo humano, sem paixão(?), resta o medo. Tudo está relacionado, mais do que nunca, aprendo isso lá nas Ciências da Saúde, mas não nas salas de aula! Nas salas, aprendemos nomeclaturas, depois funcionamentos, depois patologias, depois fármacos, etc, etc, etc, etc, etc, etc, depois só muito depois alguma reflexão sociocultural ou filosófica sobre o homem. Aprendo esso integralidade lá pelos corredores, praças, reuniões, comunidades. O indivíduo tem o seu próprio corpo físico, que não está desatrelado da sua saúde mental, espiritual ou social. Esse organismo não é só o humano, é a família, o casal, o movimento, uma cidade, um planeta, todos na beira de um abismo, mas sustentados por duas cordinhas chamadas razão e paixão? Não! Isso seria uma visão muito reducionista do cotidiano reflexivo de qualquer pessoa. Tudo é uma coisa só. Besta de nossos ancestrais europeus modernistas que dividiram o saber dos sentimentos. Tudo é uma coisa só.

2 comments:

Carolina P. said...

Bravo, bravo ! Eu sei que esta palavra costuma vir de pessoas mais retrógradas (assim como essa palavra). Mas foi exatamente o que veio à minha cabeça.
Além desta palavra, veio um livro à minha cabeça, chamado 'O Futuro da Humanidade'. Não sei se você já leu, mas, caso não tenha lido, acredito que gostará dele - estou me baseando apenas neste post para tal recomendação.
Lembrei também da música 'O tudo é uma coisa só' do Teatro Mágico, que acho que você deve conhecer para concluir como concluiu. Se não conhece, também te recomendo.

Bom, todas estas recomendações refletiram o quanto gostei do post - ao menos, era esta a intenção. Vou vir mais vezes, para ver se encontro textos mais realistas como este.

'Tem horas que a gente se pergunta porque é que não se junta tudo numa coisa só ...' O Teatro Mágico.
Só para finalizar, sabe como é né? :D

Carolina P. said...

Ah, voce é vegetariano, que legal. Eu ainda vou ser, parei de comer carne vermelha, quem sabe seja um bom começo. Enfim.

Então, só conheço os Mutantes de nome, coloquei pra baixar agora pouco. Vou ouvir e te falar o que achei :)
Então, sou de São Paulo e você? :*